Quem entende o presente prevê o futuro

Acompanhando os movimentos que, ao redor do Mundo, protestam contra as condições de vida que o abuso do sistema financeiro está atacando gravemente, não pude deixar de me lembrar de um trecho do livro Pedagogia da Autonomia do educador Paulo Freire.

Neste livro, escrito em 1996, o educador – que constantemente em seus escritos, rebate críticas que sofria por ser “ingênuo” de acreditar na natureza humana – conhecendo o presente e, com base exatamente em suas crenças, faz um diagnóstico que, talvez, esteja se confirmando nos protestos dos povos árabes, do povo espanhol, inglês, estadunidense e tantos outros que tem criticado o sucateamento que o neoliberalismo levou às condições de vida de quem, outrora, tinha boas condições.

Reproduzo o trecho abaixo:

“Espero, convencido de que chegará o tempo em que, passada a estupefação em face da queda do muro de Berlim, o Mundo se refará e recusará a ditadura do mercado, fundada na perversidade de sua ética do lucro.

Não creio que as mulheres e homens do mundo, independentemente até de suas opções políticas, mas sabendo-se e assumindo-se como mulheres e homens, como gente, não aprofundem o que hoje já existe como uma espécie de mal-estar que se generaliza em face da maldade neoliberal. Mal-estar que terminará por consolidar-se numa rebeldia nova em que a palavra crítica, o discurso humanista, o compromisso solidário, a denúncia veemente da negação do homem e da mulher e o anúncio de um mundo ‘gentificado’ serão armas de incalculável alcance.”

(Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia – grifo meu)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s